Rua Poeta João Freire Ribeiro, nº82 - Bairro Jardins - Aracaju/SE Tel: 3041-3807
____________________" TENHA EM MENTE QUE SEU CORPO E SUA SAÚDE SÃO REFLEXOS DE SEU ESTILO DE VIDA. " _____________________

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

O PILATES NA ATUALIDADE: Do praticante ao profissional

Autor: Eduardo Freitas da Rosa; Solaine Perini


O método Pilates, criado pelo alemão Joseph Pilates (1880-1967) combina arte e ciência. O intuito da prática é promover o desenvolvimento equilibrado entre mente e corpo.

Joseph Pilates foi um autodidata e, conseguiu desenvolver uma metodologia capaz de fornecer o equilíbrio entre força e flexibilidade (Panelli; Marco) e tem gerado interesse por pessoas de todas as idades e regiões do Brasil.

O método Pilates possui princípios básicos, que são: respiração, concentração, fluidez, controle, precisão e centralização. Os movimentos partem do centro de força “powerhouse” e possuem progressões de movimento, iniciando a atividade em níveis de menor grau de dificuldade e através da utilização de elementos moduladores progredindo para níveis mais avançados.

Atualmente o método Pilates possui vertentes distintas no Brasil. Existem divergências em relações as nomenclaturas, são distribuídas em: Metodologia tradicional (Original/Clássica) e a vertente moderna ou contemporânea.

O "Pilates Contemporâneo" foi criado por uma segunda geração de instrutores de Pilates. Romana Kryzanowska treinou adeptos em Pilates clássico e, com o passar dos anos alguns de seus alunos acabaram desenvolvendo uma adaptação "contemporânea" para o método.

Joseph Pilates deixou registrado o seu pensamento de que o método estava 50 anos à frente do seu tempo. Acreditando na efetividade do método frente às necessidades atuais da população, a ABP (Associação Brasileira de Pilates) estimula a prática baseada na autentica metodologia desenvolvida por Joseph Pilates.

A ABP convida a todos os interessados no método, sejam praticantes, profissionais ou escolas de certificação a conhecer e participar da comissão científica da SOGIPA. A pesquisa e a produção científica são fundamentais para a garantia da qualidade dessa preciosa metodologia. Por isso deixamos a porta aberta para todos que desejam se aprofundar e contribuir com o Pilates.

Nenhum comentário:

Postar um comentário